Hoje estive no acampamento "Herdeiros da Luta de Porecatu", que fica na estrada entre os municípios de Florestópolis e Porecatu, quase na divisa entre Paraná e São Paulo. O acampamento está numa área do Grupo Atala e abriga mais de 800 famílias, tendo potencial para chegar em mais de 1500, segundo lideranças do local. A área foi ocupada em 2008 após fiscalização do Ministério do Trabalho ter encontrado trabalho em condições análogas a escravidão no local.
O nome do local lembra a Guerra de Porecatu, que aconteceu nos 1940 entre posseiros e grilheiros, que foram invadir as terras com falsos documentos de posse. A guerra se iniciou a partir da resistência dos posseiros, que não aceitavam perder as terras para pessoas que nunca tinham por lá aparecido. O clima no acampamento lembra esse grande momento da luta da população pobre do estado do Paraná. Segundo relatos dos moradores, já foram achados ossos humanos durante a lida diária da terra.
Estive lá acompanhado de nosso candidato ao Senado Valmor Venturini, da camarada Jaqueline, de Arapongas e do Beto, camarada de Londrina. Fomos bem recebidos pelas lideranças do movimento e pudemos apresentar nossa campanha. Falamos de Plínio de Arruda Sampaio, nosso candidato a presidente, do Luiz Felipe, nosso candidato a governador, dos candidatos ao Senado e dos candidatos a deputado. Mais uma vez, ouvimos relatos indignados sobre a aliança feita pelo PT de apoio ao candidato Osmar Dias, chamado de "barão do agronegócio" em 2006 por aqueles que hoje o apóiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre o Autor do Blog
- Bernardo Pilotto
- Bernardo Pilotto é sociólogo, servidor público federal e trabalhador do HC-UFPR.
Sempre militou em defesa de causas populares e de interesse social. Fez parte do movimento estudantil da UFPR, tendo sido membro do DCE-UFPR por 2 vezes e da diretoria da UPE, por um movimento de oposição.
A partir de 2006, como servidor da UFPR, incluiu a saúde como sua área de militância, estando a frente do FOPS - Fórum Popular de Saúde.
É membro do Conselho Universitário da UFPR como representante dos servidores técnico-administrativos e diretor-licenciado do Sinditest/PR. É um dos fundadores do PSOL e já fez parte do Diretório Estadual e da Coordenação Nacional de Juventude do partido. Atualmente, é membro do Diretório Municipal de Curitiba.
Arquivo
-
▼
2010
(52)
-
▼
agosto
(28)
- Quando mais alto é o coqueiro, maior é o tombo do ...
- Comitê Pró-Plínio da UFPR vem aí!
- Fim-de-semana corrido!
- Manifestação como há tempos não se via!
- Visita ao Setor de Ciências Agrárias!
- Muito sol e muita campanha!
- A Universidade e um Projeto Para o Brasil
- Visita na UFPR!
- Panfletagem em Faculdade
- Fim-de-semana movimentado!
- Dia de livreiro!
- Porto em Paranaguá: impactante
- Viagens por Palmital e região!
- Segunda-feira arrumando a casa!
- Roda de samba neste domingo!
- Romaria da Terra!
- Militância em 3 períodos!
- Apoio a luta LGBT!
- Sol brilhando. Campanha aquecida!
- Retomada da campanha!
- Gravação do programa de TV
- Panfletagem na Boca: semelhanças e diferenças!
- Colhendo frutos do bom debate!
- Primeira ida ao HC!
- Dia Nacional da Saúde: temos pouca coisa a comemo...
- Muita chuva... E uma pausa na campanha!
- Porecatu e os Herdeiros da luta!
- Arapongas. Na pauta, a luta dos caminhoneiros!
-
▼
agosto
(28)
Idéias coerentes e sem restrições
Este blog divulgará textos de Bernardo Pilotto, candidato a deputado estadual pelo PSOL, acerca do dia-a-dia da campanha.
Muitas vezes, estará defasado, pelo volume da campanha. Mas teremos esforço para ele estar atualizado e bonitinho todos os dias. Vai ser um grande desafio!
Fale com o Bernardo Pilotto:
bernardo@bernardopilotto50500.com.br
Muitas vezes, estará defasado, pelo volume da campanha. Mas teremos esforço para ele estar atualizado e bonitinho todos os dias. Vai ser um grande desafio!
Fale com o Bernardo Pilotto:
bernardo@bernardopilotto50500.com.br
0 comentários:
Postar um comentário