No dia 24/07, comecei um giro por algumas cidades do interior do Paraná. Estive em Dois Vizinhos, cidade pequena que tem um campus da UTFPR. Neste campus trabalha a Juliana, assistente social formada na UFSC, que tive a oportunidade de conhecer quando ela foi delegada no Congresso da FASUBRA ano passado. Em Dois Vizinhos também existe o PSOL, formada por uma moça muito simpática e simples, a Eva.
Minha visita em DV consistiu basicamente numa boa conversa com a Juliana, visto que a UTFPR está de recesso. Cheguei aqui as 6h30 (o ônibus vem direto de Curitiba, custa R$85 e demora 8h) e a Juliana gentilmente me pegou na rodoviária. Durmi até as 11h e aí fizemos uma boa conversa, sobre a campanha, materiais, etc. Ela vai fazer uma declaração de apoio pro site e vamos voltar aqui pra fazer campanha na UTFPR, visitando os locais de trabalho. .
Ela relatou uma mobilização forte entre os estudantes, apoiada pelos servidores, pedindo asfalto na ligação da cidade com o campus (cerca de 4km). Aconteceu um ato, com fechamento da entrada do campus, que fez esta reivindicação e eles foram recebidos pelo prefeito. Ela relatou que a idéia de mobilização cresceu em 2010 pelo fato de agora terem muitos estudantes de fora em Dois Vizinhos, por conta do SiSu (seleção via ENEM).
As 15h20, já estava na hora do meu ônibus para Laranjeiras do Sul, o que inviabilizou uma visita para a camarada Eva. Uma dificuldade dessas viagens pelo interior são as viagens de ônibus entre uma cidade e outra: os horários são esparsos, os ônibus não tem nem lugar marcado nem banheiro e param em todas as cidades e localidades possíveis. De Dois Vizinhos a Laranjeiras, o ônibus demorou 4h e parou em muitas e muitas cidades.
Penso que o PSOL deve levantar a pauta de termos linhas publicas nessas regiões do interior. Por termos apenas empresas privadas operando estes serviços, elas fazem muitas paradas, para que as linhas sejam lucrativas. Por isso a importância da atuação de uma linha estatal, que se importe com o bom transporte e não com o lucro.
Em Laranjeiras, dormi na casa do Cristiano, companheiro do PSOL que trabalha como agrônomo no MST. Ele não estava, mas me cedeu a casa. Na sexta, as 7h30 embarquei para Palmital. Na casa do Cristiano, quem me recebeu foi o Leo, da Consulta Popular, ex-FEAB, que também trabalha no MST. Ele me explicou um pouco da dinâmica da região, com muitos assentamentos e uma universidade criada a pedido do movimento, a UFFS campus Laranjeiras do Sul, que tem 5 cursos voltados para questões da terra e até um diretor ligado ao MST.
Cheguei em Palmital as 9h30, depois de mais 2h num hediondo ônibus. Conversei com o Altair, um contato recente do PSOL. Combinamos várias coisas, como a gente voltar pra cá em breve, ainda em agosto, para passar dois dias por aqui. Aí fomos atrás de algumas pessoas que ele quer filiar no PSOL; fomos na casa da profª. Wilma, que dá aulas de História na rede estadual e é uma pessoa muito bacana. Eles haviam militado junto na Pastoral da Juventude. Ela aceitou se filiar no PSOL; na casa dela tinha internet, então mostrei a eles os vídeos do Plínio e também os vídeos da campanha a prefeito, foi muito legal.
Em Palmital as perspectivas são muito boas. Aqui vamos ter um partido com "quadros de referencia de massa". Esta cidade mostra que é possível construir um partido de verdade também nas cidades do interior do estado, mesmo nas menores.
De Palmital, peguei um ônibus pra Pitanga. De Pitanga, um ônibus pra Campo Mourão. E, de Campo Mourão, um ônibus pra Maringá, onde dormi na casa da camarada Renata. No sábado, 24/07, fomos juntos a Londrina, para o lançamento de nosso senador, o Valmor. O lançamento foi uma ótima atividade. Ainda no dia 24, estivemos em Bela Vista do Paraíso, em mais uma atividade de campanha.
Viagens...
sexta-feira, 30 de julho de 2010
by
Bernardo Pilotto
·
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre o Autor do Blog
- Bernardo Pilotto
- Bernardo Pilotto é sociólogo, servidor público federal e trabalhador do HC-UFPR.
Sempre militou em defesa de causas populares e de interesse social. Fez parte do movimento estudantil da UFPR, tendo sido membro do DCE-UFPR por 2 vezes e da diretoria da UPE, por um movimento de oposição.
A partir de 2006, como servidor da UFPR, incluiu a saúde como sua área de militância, estando a frente do FOPS - Fórum Popular de Saúde.
É membro do Conselho Universitário da UFPR como representante dos servidores técnico-administrativos e diretor-licenciado do Sinditest/PR. É um dos fundadores do PSOL e já fez parte do Diretório Estadual e da Coordenação Nacional de Juventude do partido. Atualmente, é membro do Diretório Municipal de Curitiba.
Idéias coerentes e sem restrições
Este blog divulgará textos de Bernardo Pilotto, candidato a deputado estadual pelo PSOL, acerca do dia-a-dia da campanha.
Muitas vezes, estará defasado, pelo volume da campanha. Mas teremos esforço para ele estar atualizado e bonitinho todos os dias. Vai ser um grande desafio!
Fale com o Bernardo Pilotto:
bernardo@bernardopilotto50500.com.br
Muitas vezes, estará defasado, pelo volume da campanha. Mas teremos esforço para ele estar atualizado e bonitinho todos os dias. Vai ser um grande desafio!
Fale com o Bernardo Pilotto:
bernardo@bernardopilotto50500.com.br
0 comentários:
Postar um comentário