Estamos nos últimos dias de campanha. Tenho tido alguma dificuldade para postar mensagens aqui mas vamos lá.
No sábado, fizemos uma passeata do PSOL pelo calçadão da Rua XV em Curitiba. Nossa moçada tava bem animada, os candidatos estavam presentes e marcamos presença com nossos jingles e gritos de guerra. Ao final, ainda encontramos a militância do PSTU e entoamos juntos palavras de ordem de oposição a Beto, Osmar e Requião. Na parte da tarde, fui entregar materiais de campanha junto com meu pai e de noite tivemos um recital de poesia na casa do camarada Paulo Bearzoti.
No domingo, fui até casa da Dona Inês, em Pinhais, junto com a camarada Gika. Nos perdemos um pouco e demoramos a chegar, fomos pela BR-116 e quase fomos parar em São Paulo. Mas no fim deu tudo certo, encontramos a casa, almoçamos, apresentamos a campanha e vamos voltar lá nesta quarta.
No fim da tarde, fizemos reunião e preparamos o comitê de campanha para assistirmos o debate do Plínio na TV Record.
Na segunda, fui ao Centro Politécnico entregar material aos estudantes e depois passei conversar com servidores e colegas de trabalho. Ouvi vários elogios à participação do Plínio no debate da Record. Na parte da tarde, entreguei materiais de campanha em alguns locais, como no IBGE, e panfletei na Praça Santos Andrade.
Parece que todos estão mais interessados na campanha por ser a última semana. Está sendo muito bom panfletar.
De noite, participei de reunião preparatória ao debate da Globo entre os candidatos a governador.
Ultimos dias...
Chuva e mais chuva...
Cheguei de Maringá na sexta as 6h da manhã. Fui direto pra casa do Paulo, pra já sair fazendo campanha. Aproveitei pra enviar o boletim de campanha pro e-mail da rapaziada e também para programar o envio de cartas com materiais de campanha pro interior.
Ainda pela manhã, fui com o camarada Wagner no Sítio Cercado fazer campanha. Visitamos algum comércio e marcamos um comício doméstico para quarta-feira. A sorte estava do nosso lado: quando estávamos parados na padaria, entrou um moço com uma camiseta vermelha com uma foice-e-martelo gigante. Conversamos com o menino, que demonstrou ser simpático ao socialismo e ao PSOL.
De tarde tive que dormir. A noite eu iria no debate promovido pela APUFPR-SSind acerca das eleições. Mas não deu certo. A chuva me impediu.
Depois de alguns dias...
Depois de alguns dias de ausência, por conta dos trampos da militância e da campanha, cá estou eu postando um relato de novo. Estou neste momento no debate que acontece em Maringá, na sede da APP-Sindicato, sobre cidades excludentes, com a presença do camarada Bruno Meirinho, falando sobre Curitiba e da professora Ana Lucia, do Observatório das Metrópoles, sobre a cidade de Maringá.
Na segunda, fizemos arrumações financeiras da campanha e conseguimos finalmente terminar as colinhas, que será o nosso material nesta reta final de campanha. Ficou bonito, mesmo tendo sido feita com bastante pressa. A noite, reunião de campanha e definições para a reta final.
Na terça, passei na UTFPR para entregar materiais a alguns companheiros de lá que vão nos apoiar. Aproveitei também e dei uma passada pelo Sinditest conversar com os companheiros. A noite, mais uma reunião de campanha e também para organizar o ato que faríamos na quarta-feira.
Na quarta, participei do ato promovido pelos moradores do Jd. Itaqui e pelo coletivo Resistência Urbana, uma articulação nacional de movimentos por moradia que luta contra os despejos. Em São Paulo, foram fechadas 7 rodovias pelo MTST e no Paraná marcamos presença com atos em Londrina e na região de Curitiba. O ato da galera do Jd. Itaqui foi muito bom, recebemos apoio de diversos motoristas que compreendiam a situação.
A tarde, fomos na rua, na praça Rui Barbosa. Adotamos uma nova tática: segurar os materiais na mão e mostrar aos motoristas. E para nossa grata surpresa alguns carros aceitaram colocar adesivo do Plínio e alguns pedestres vieram conversar conosco. A noite, participei do I Seminário Teologia e Política. Depois, ainda arranjei tempo para ir na festa de aniversário da camarada Clara.
Nesta quinta, vim a Maringá. Fiz atividade de panfletagem na UEM e no terminal urbano, podendo conversar com diversas pessoas que demonstraram apoio. Estiveram comigo os camaradas Romancini e Renata. A noite, participei do debate sobre cidades excludentes, como disse no começo do relato.
Amanhã estaremos em Curitiba de novo. Cedo, cedo, cedo...
II Roda de Samba
O dia de domingo, mesmo sem sol, foi muito bacana. Fui almoçar com minha mãe e familiares, pois era aniversário dela, 58 aninhos. Uma coisa muito bacana desta campanha tem sido a integração que minha família tem tido com a candidatura, com bastante apoio, especialmente do meu pai, mãe e irmã.
Depois, já fui ajudar na organização da II Roda de Samba da nossa campanha. Foi muito legal. Mais uma vez, o Comitê de Campanha ficou lotado e a dobrada espetinho + cerveja rolou solta. O saxofonista Daniel Miranda deu show e muitos amigos compareceram.
Me parece que a nossa campanha cresce!
O frio chegou...
A campanha neste sábado começou com uma ótima notícia: a chapa de oposição foi vencedora nas eleições do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Depois de mais de 20 anos de direção do PCdoB no sindicato, os metroviários puderam escolher uma chapa mais ligada a luta dos trabalhadores e independente dos patrões.
Pela manhã, fui com os camaradas Wagner e Yuri em Campo Largo. Mais uma vez, fizemos uma boa campanha no calçadão, abrilhantada pela presença do camarada Ivoni, que pegou adesivos e materiais para colocar na sua casa e fazer campanha.
Na parte da tarde, fomos na casa de colegas no bairro Fazendinha. Fizemos um bom papo e uma boa campanha. Ainda passamos pelo comitê de campanha para ver os últimos detalhes para a roda de samba deste domingo.
Bancos e afins...
Hoje o dia não foi dos melhores. Precisei ir ao banco resolver questões financeiras da campanha e isso me tomou muito tempo. Só dentro do banco foram 50 minutos esperando pra ser atendido.
Antes disso, havia ido ao centro, pra ajudar no terceiro dia de venda de livros no evento que rolava na reitoria/UFPR. Aproveitar para conversar com alguns colegas e possíveis apoiadores.
A noite, fizemos reunião de campanha, pra organizar os últimos 14 dias de campanha. Vamos com tudo nesta reta final!
Correria...
Os últimos dois dias foram bastante corridos. Na quarta, coemçou evento na UFPR organizado pela Programa de Pós-Graduação em Sociologia e C. Política e a bernardolivreiro está com uma banca de livros no local. Para isso, tivemos que usar nosso dia pra organizar a mesa e os livros. A noite, tivemos debate na sede do PSOL que lembrou os dois anos da quebra do banco Lehman Brothers.
Com a chegada dos adesivos, temos também feito o trabalho de distribuição e entrega dos materiais.
Na quinta, estive as 7h30 da manhã em panfletagem na Sanepar junto com os colegas José Carlos e Paulo. Na hora do almoço, fui ao HC, pegando a saída da manhã e a entrada da tarde. A noite, debate no curso de Psicologia sobre o papel dos partidos políticos. Nos intervalos, plantão na banca de livros.
Agora com perfurate e adesivos de carro!
Hoje o dia foi bastante corrido e longo. Logo pela manhã, fui ao acampamento dos servidores públicos estaduais na frente do Palácio Araucária. São mais de 10 sindicatos fazendo movimento em defesa de salários dignos, plano de carreira e melhores condições de trabalho. O camarada Valmor Venturini, candidato ao senado pelo PSOL, esteve comigo nesta empreitada.
Ainda pela manhã, eu e Valmor estivemos no lançamento da plataforma da Rede Feminista de Saúde para os candidatos das eleições 2010. Nós fomos os únicos candidatos que compareceram e pudemos fazer um bom debate acerca do SUS, da eqüidade, da luta pela legalização do aborto, do Estado laico, entre outros temas que constam da plataforma.
A tarde, estivemos conversando com os servidores da UFPR lotados na Santos Andrade. Foi uma conversa boa, embora curta. Ainda de tarde, panfletagem no Guadalupe.
A noite, jantar de nosso candidato a governador, Luiz Felipe Bergmann. Ufa! Dia cheio!
E a grande notícia do dia é a chegada dos adesivos pra para-choque, perfurate e banners da candidatura.
Debates...
Hoje o dia foi um pouco corrido, embora não tenha tido muita coisa de rua. Me preparei para mobilizar militância para acompanhar a visita de nosso candidato a vice-presidente, que seria nesta terça. Mas ela foi cancelada, de ultima hora, a pedido da organização local. Aproveitei então para pagar contas e assinar documentos que era preciso fazer lá no HC.
Na parte da noite, estive no 5º Debate Multipartidário organizado pelo professor Zeno Crocetti nas Faculdades Espírita. O debate contou com a presença de Chico Brasileiro (PCdoB), Gilberto Martins (PMDB), Mário Candido (PT) e eu.
Viva Adoniran!
Hoje estive no show em homenagem a Adoniran Barbosa do Projeto Onze e Meia em Curitiba. O show foi idealizado e coordenado pelo amigo Luis Rolim, que mandou muito bem em tudo: escolha dos músicos (a fina flor da música curitibana), repertório, local, tema, etc.
É impressionante a música do Adoniran! É incrível ver como ele descreveu com exatidão a urbanização da cidade de São Paulo. Músicas como Saudosa Maloca, Torresmo à Milanesa, Iracema, Abrigo de Vagabundos, Despejo na Favela, entre outras, descrevem despejos, atropelamentos, regularização fundiária e a dura vida do trabalhador.
Além de tudo isso, a platéia do show parecia selecionada: Prentici, Gregório, Lamarão, João Marcelo, Zé de Melo, Serjão, Melzinha, Eduardo, Cacá, Fer... Ao final, pude combinar a II Roda de Samba da campanha, que será domingo dia 19-09.
No período da tarde, fui no aniversário da pequena Maiara, filha da Dani e do Thiago. Foi bacana encontrar amigos como o Suko, que tava sumido há tempos.
Depois, assisti ao debate presidencial na Rede TV onde mais uma vez o Plínio de Arruda mostrou que faz diferença!
11 de setembro
Neste sábado, estive pela manhã no calçadão de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba. Foi a segunda vez que fomos neste local fazer campanha. Algumas pessoas reconheceram isso, lembrando de nossa presença. É impressionante o fato de não existir campanha com candidatos em Campo Largo. Só há caminhão de som e bonecos andando na rua. Candidato que é bom, nada!
Na parte da tarde, estive, junto com Luiz Felipe Bergmann, assinando compromisso dos candidatos com a democratização da comunicação. Este compromisso é muito importante, visto que esta pauta é um dos nós que atrapalham o desenvolvimento do Brasil enquanto um país democrático de verdade.
Isso tudo num dia 11 de setembro. Esse dia sempre foi um dia importante na história mundial mas ficou marcado especialmente a partir de 2001, quando houve aquele atentado nas torres gêmeas em Nova York. Mas o ano que realmente marcou esta data é 1973, quando aconteceu o golpe militar no Chile e o assassinato de Salvador Allende. Para lembrar este outro 11-09, indico o curta-metragem de Ken Loach: http://www.youtube.com/watch?v=7vrSq4cievs
Mais uma viagem!
Hoje estive na cidade de Medianeira, depois de 8h de viagem e 600km de chão. Pude visitar a unidade da UTFPR na cidade, onde encontrei o camarada Avelino, liderança local entre os servidores. Eu conheci o Avelino nos fóruns da FASUBRA-Sindical, em especial no Congresso de maio de 2009.
A visita foi muito bacana e produtiva. Aproveitamos para dar o recado sobre a necessidade dos servidores se organizarem para (re)conquistarem direitos, como os reajustes salariais.
Depois da visita, fui almoçar na casa do Avelino e este almoço foi com certeza um destaque do dia! Pude conhecer também sua militância mais de perto, que vem de longa data, incluindo uma passagem como presidente da Associação de Moradores.
Guadalupe!
Nesta quinta, fiz panfletagem no Terminal do Guadalupe, centro de Curitiba. Estiveram juntos os candidatos Jaques Brand e Josi, além dos camaradas Paulo, Fernando e Sylvia. A panfletagem foi boa, tivemos boa recepção e o camarada Jaques estava bastante empolgado.
Pudemos também dialogar com motoristas e cobradores de ônibus, que comentaram a prisão de Denilson Pires, vereador pelo DEM e presidente do Sindimoc: "Deveria ficar preso pra sempre, pra pagar o que deve pra gente".
Na parte da manhã, eu fui tirar os pontos do queixo. Está tudo bem segundo a equipe médica e minha recuperação segue firme!
Campanha na Região Metropolitana!
Fui para o calçadão, onde fomos bem recebidos. É impressionante a aceitação do nome do Plínio entre os mais jovens, que enxergam em nosso candidato uma renovação nas eleições. Mesmo com garoa, frio e vento, nossa panfletagem se manteve firme. A aceitação entre a população também se dá pois é possível ver que estamos lá por ideal, sem receber um real sequer.
É a campanha na base da militância mostrando sua força.
Na ida pra São José, passamos em alguns locais em que o emporcalhamento que as grandes campanhas fazem se mostrou bastante visível. Eram milhares de placas espalhadas pelas ruas, fazendo poluição visual e atrapalhando a sinalização. Tiramos fotos e vamos a justiça contra este abuso do poder econômico.
Voltando a cena!
Mesmo com "um braço só", a campanha andou bastante nos últimos dias, embora não tenha conseguido relatar aqui. Na própria terça em que quebrei o dedo, estive num comício doméstico organizado pelos camaradas Paulo Perna e Beth Garzuze, que foi muito bacana e produtivo.
Na quarta, tivemos o lançamento do Comitê Pró-Plínio da UFPR, que reuniu mais de 80 pessoas, entre estudantes, professores, servidores e curiosos. O evento conseguiu discutir os temas programáticos da campanha de nosso candidato a presidente. Neste dia, tivemos também o anúncio público da filiação da professora Ligia Klein no PSOL.
Na quinta, participei de palestra no DANC com os médicos-residentes em greve e depois fui panfletar na rua XV, sendo até reconhecido na rua, um fato quase inédito para quem apereceu apenas 12s no programa eleitoral.
Na sexta, gravei mais um programa de TV e também dei uma entrevista, que será editada e postada no youtube. Também encontrei com minha irmã Juliana, que fazia dias que não via.
No fim de semana, fui visitar familiares em Ourinhos e Ubirajara (SP). Aproveitei para pedir votos para os candidatos do PSOL em São Paulo.
Nesta terça, estive no Grito dos Excluídos, na região da CIC.
De Qualquer Maneira
Mais um samba, desta vez do mestre Antônio Candeia Filho:
De qualquer maneira
Meu amor eu canto
De qualquer maneira
Meu encanto, eu vou sambar
Com os olhos rasos d'água
Com o sorriso na boca
Com o peito cheio de mágoa
Ou sendo a mágoa tão pouca
Quem é bamba não bambeia
Falo por convicção
Enquanto houver samba na veia
Empunharei meu violão
Sentado em trono de rei
Ou aqui nesta cadeira
Eu já disse, já falei
Seja qual for a maneira
Quem é bamba não bambeia
Falo por convicção
Enquanto houver samba na veia
Empunharei meu violão
Com Um Braço Só
Homenagem a João Nogueira, Natal da Portela, Beto Sem Braço e a mim (desde ontem e por mais 20 dias):
O Homem de um Braço Só
Composição: João Nogueira
Com um braço só,
Já fiz o que você não faria
Acho que era covardia,
Eu ter dois braços também
Com um braço só,
Eu já dei muito trabalho
Carteei muito baralho
Bem melhor do que ninguém,
Com um braço só,
Já dei tapa em vagabundo
Dei a volta pelo mundo,
Mas também já fiz o bem
Com um braço só
Vou viver a vida inteira
Mandando em Madureira
E em outras terras também
Com um braço só,
Eu comando na avenida
A minha Portela querida
E que me quer tanto bem
Sobre o Autor do Blog
- Bernardo Pilotto
- Bernardo Pilotto é sociólogo, servidor público federal e trabalhador do HC-UFPR.
Sempre militou em defesa de causas populares e de interesse social. Fez parte do movimento estudantil da UFPR, tendo sido membro do DCE-UFPR por 2 vezes e da diretoria da UPE, por um movimento de oposição.
A partir de 2006, como servidor da UFPR, incluiu a saúde como sua área de militância, estando a frente do FOPS - Fórum Popular de Saúde.
É membro do Conselho Universitário da UFPR como representante dos servidores técnico-administrativos e diretor-licenciado do Sinditest/PR. É um dos fundadores do PSOL e já fez parte do Diretório Estadual e da Coordenação Nacional de Juventude do partido. Atualmente, é membro do Diretório Municipal de Curitiba.
Arquivo
-
▼
2010
(52)
-
▼
setembro
(18)
- Ultimos dias...
- Chuva e mais chuva...
- Depois de alguns dias...
- II Roda de Samba
- O frio chegou...
- Bancos e afins...
- Correria...
- Agora com perfurate e adesivos de carro!
- Debate nesta quarta!
- Debates...
- Viva Adoniran!
- 11 de setembro
- Mais uma viagem!
- Guadalupe!
- Campanha na Região Metropolitana!
- Voltando a cena!
- De Qualquer Maneira
- Com Um Braço Só
-
▼
setembro
(18)
Idéias coerentes e sem restrições
Muitas vezes, estará defasado, pelo volume da campanha. Mas teremos esforço para ele estar atualizado e bonitinho todos os dias. Vai ser um grande desafio!
Fale com o Bernardo Pilotto:
bernardo@bernardopilotto50500.com.br